sábado, 28 de dezembro de 2013

Ginástica localizada


Hoje iremos falar sobre uma modalidade  que é a ginástica localizada.

A  ginástica localizada nada mais é do que série de exercícios de ginástica com número elevado de repetições para grupos musculares distintos, com o fim de os moldar o corpo, é uma forma de exercício que consiste em uma variedade de movimentos simples, muitas vezes rítmicos, geralmente feitos sem o uso de equipamentos.

Quem é mais sociável e gosta de contar com o incentivo frequente do professor vai se dar melhor com essa modalidade. Ela é muito mais motivacional e trabalha todos os grupos musculares de maneira bem dividida durante a aula. Durante a prática a respiração e o trabalho cardiovascular são mais exigidos, pois o aluno realiza os movimentos de acordo com a batida da música, o que é outro fator estimulante. A modalidade também proporciona um efeito mais eficiente contra a massa gorda, melhora a disposição, deixa o corpo mais definido, resistente e firme.

A ginástica localizada já se expressa por seu nome. Local, localizada para determinados músculos ou membros. Ao contrário do que muitas pessoas pensam este tipo de modalidade não possui fins emagrecedores, mas sua prática consome calorias como outros tipos de ginástica. O que causa uma certa confusão é o fato de as pessoas acharem que se fizerem abdominais irão perder a temida barriguinha. Não é assim que ocorre. O que determina a perda de gordura é a queima da mesma por um gasto calórico que pode ocorrer em vários tipos de atividade, a perda é geral e não localizada como muita gente pensa. Fazer abdominais vai fortalecer o abdômem, mas a perda da gordura abdominal vai depender das calorias gastas durante um exercício aeróbico por exemplo.

Agora que tiramos essa dúvida vamos a outra dúvida que é: é possível ganhar massa muscular com ginástica localizada? A resposta é sim! Mas vamos explicar melhor como acontece este processo.

Qualquer pessoa sedentária que comece a fazer ginástica localizada poderá sim ganhar massa muscular, o problema vem com o tempo. Para ganhar massa muscular é preciso uma grande carga de peso e exercícios que recrutem grandes musculaturas. A ginástica localizada é muito dinâmica, sem intervalos entre os exercícios e o número de repetições é grande. Esses fatores impedem que esse ganho continue ocorrendo gradativamente.

Para quem deseja tonificar o corpo, perder aquelas indesejáveis calorias, não gosta de salas de musculação, esse tipo de modalidade é perfeita.

Durante uma hora de aula é possível se perder até 200 kcal. Os resultados podem ser vistos nas primeiras semanas dependendo da intensidade e frequência das aulas.  Para se obter um bom resultado deve ser praticada no mínimo três vezes na semana.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dicas valiosas para se obter hipertrofia muscular

Dicas valiosas para se obter hipertrofia muscular

Ganhar massa muscular não é tarefa fácil exige muita determinação e esforço para se conseguir alguns centímetros em longos anos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam não é a musculação a principal responsável por esse processo.

A musculação é somente a fonte primária de um processo longo e ardoroso. Iremos ressaltar neste artigo um conjunto de fatores essenciais para se chegar a um corpo grande e definido.Dicas valiosas para se obter hipertrofia muscular

A reconstrução ou construção da massa muscular se dá especialmente durante o sono e no repouso. Durante os treinos de musculação destruímos nossa musculatura e quando ela é novamente construída é que ocorre a hipertrofia.

Para que ocorra essa reconstrução é preciso que o corpo esteja equipado com uma boa alimentação e muito descanso. Se não tiver a argamassa todo o seu treino foi por água abaixo.

Durante o sono ocorrem importantes eventos em nosso corpo, liberação de importantes hormônios, descanso e liberação da fadiga muscular e a reconstrução muscular. Para se conseguir excelentes resultados preocupe-se com o treino mas principalmente com o processo posterior. Alimente-se de forma adequada e descanse muito.

Os músculos demoram em média 48 horas para descansar, então vamos a  um exemplo: se treinar membros inferiores na segunda, somente de quarta a quinta poderá treiná-los novamente.

É muito importante o descanso da musculatura do corpo para que o processo de hipertrofia ocorra de forma gradativa. Tirar um dia da semana para descansar, treinar no máximo 60 minutos por dia, descansar no máximo 1 minuto e meio entre as séries e 2 minutos entre os diferentes exercícios, tudo isso contribui para um bom desempenho.

Para se obter bons resultados é preciso não ficar na mesmice dos treinos. Malhar com fichas variadas ou trocá-las com frequência oferece estresse constante aos músculos obrigando-os a se adaptar e crescer. Não se iluda!!! Não faça mais de quatro exercícios para uma determinada musculatura, tem gente que fica duas horas na academia achando que quanto mais malhar uma determinada musculatura, mais ela irá crescer. Grande engano! Exercícios que envolvam grandes grupamentos como supino, puxador costas, pulôver, agachamentos são primordiais podem sozinhos transformar um corpo.

 Use métodos variados de treino. Mude sua rotina, mude a ordem e os dias dos exercícios, não caia na mesmice.  Dê ênfase a alimentação, principalmente ao desjejum, pós treino e a ceia. O café da manhã reforça o tempo que passamos dormindo sem nos alimentar, a alimentação pós treino oferece ao corpo argamassa necessária para uma recuperação muscular mais rápida e impede que o corpo busque essa necessidade na musculatura que você trabalhou, e por fim, a ceia, uma das refeições mais importantes. Como a reconstrução muscular ocorre primordialmente a noite, ofereça a essa musculatura proteínas e carboidratos na quantidade certa para que ocorra essa reconstrução.
Consulte um nutricionista que ele lhe auxiliará nesta parte.
Se você é mulher, esqueça em casa os brincos, os cordões, prenda os cabelos e malhe como homem!

Se você é homem, esqueça os preconceitos, o machismo, coloque uma barra nas costas e agache como uma mulher.