sábado, 28 de dezembro de 2013

Ginástica localizada


Hoje iremos falar sobre uma modalidade  que é a ginástica localizada.

A  ginástica localizada nada mais é do que série de exercícios de ginástica com número elevado de repetições para grupos musculares distintos, com o fim de os moldar o corpo, é uma forma de exercício que consiste em uma variedade de movimentos simples, muitas vezes rítmicos, geralmente feitos sem o uso de equipamentos.

Quem é mais sociável e gosta de contar com o incentivo frequente do professor vai se dar melhor com essa modalidade. Ela é muito mais motivacional e trabalha todos os grupos musculares de maneira bem dividida durante a aula. Durante a prática a respiração e o trabalho cardiovascular são mais exigidos, pois o aluno realiza os movimentos de acordo com a batida da música, o que é outro fator estimulante. A modalidade também proporciona um efeito mais eficiente contra a massa gorda, melhora a disposição, deixa o corpo mais definido, resistente e firme.

A ginástica localizada já se expressa por seu nome. Local, localizada para determinados músculos ou membros. Ao contrário do que muitas pessoas pensam este tipo de modalidade não possui fins emagrecedores, mas sua prática consome calorias como outros tipos de ginástica. O que causa uma certa confusão é o fato de as pessoas acharem que se fizerem abdominais irão perder a temida barriguinha. Não é assim que ocorre. O que determina a perda de gordura é a queima da mesma por um gasto calórico que pode ocorrer em vários tipos de atividade, a perda é geral e não localizada como muita gente pensa. Fazer abdominais vai fortalecer o abdômem, mas a perda da gordura abdominal vai depender das calorias gastas durante um exercício aeróbico por exemplo.

Agora que tiramos essa dúvida vamos a outra dúvida que é: é possível ganhar massa muscular com ginástica localizada? A resposta é sim! Mas vamos explicar melhor como acontece este processo.

Qualquer pessoa sedentária que comece a fazer ginástica localizada poderá sim ganhar massa muscular, o problema vem com o tempo. Para ganhar massa muscular é preciso uma grande carga de peso e exercícios que recrutem grandes musculaturas. A ginástica localizada é muito dinâmica, sem intervalos entre os exercícios e o número de repetições é grande. Esses fatores impedem que esse ganho continue ocorrendo gradativamente.

Para quem deseja tonificar o corpo, perder aquelas indesejáveis calorias, não gosta de salas de musculação, esse tipo de modalidade é perfeita.

Durante uma hora de aula é possível se perder até 200 kcal. Os resultados podem ser vistos nas primeiras semanas dependendo da intensidade e frequência das aulas.  Para se obter um bom resultado deve ser praticada no mínimo três vezes na semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário