sábado, 16 de novembro de 2013

Estrias em quem pratica musculação


Estrias em quem pratica musculação


 
Inimiga das mulheres as estrias também afetam boa parte da população masculina. Elas caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele e aparecem quando há ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele. Quando surgem tem um aspecto avermelhado depois vão adquirindo uma coloração esbranquiçada.



Geralmente aparecem nas coxas, nádegas, na barriga, axilas e em outras regiões em que a pele tenha sido esticada de forma brusca.

 Essas fissuras surgem por todo o corpo após o crescimento repentino de alguma região, aumento muscular ou excesso de gordura.

A melhor forma de tratamento é evitar que elas apareçam pois ainda não existe um tratamento 100% eficaz. Mantendo uma alimentação saudável, praticando atividade física diariamente, mantendo a hidratação correta do corpo com uma boa ingestão de líquido e a utilização de um bom hidratante é possível se prevenir essas fissuras.

No caso de mulheres grávidas, manter a barriga sempre hidratada também ajuda a prevenir que as estrias apareçam. Somente a utilização de óleo como uma boa parte das grávidas acreditam ser o suficiente não resolve o problema, pois ele somente retém a hidratação contida na pele. A sugestão é associar o óleo com um hidratante potente.

As estrias são um efeito colateral comum para quem está ganhando massa muscular rapidamente com a prática da musculação. Isso ocorre devido ao aumento do tamanho e do volume dos músculos.

Quando a pele é esticada, ela fica fina e as fibras de colágeno e elastina que garantem sua sustentação se rompem. Podemos dizer então que as estrias são um alerta de que a pele se rompeu.



Com músculos mais volumosos, a pele precisa se esticar além da sua capacidade elástica e aí, aparecem os temidos “risquinhos” na pele. Mas vale frisar que isso só acontece com quem faz treinos de musculação específicos com a finalidade de proporcionar o crescimento dos músculos.


Quando se segue um treino de musculação de hipertrofia por muito tempo, o tamanho e o volume dos músculos aumentam e, consequentemente, a pele também, daí elas podem aparecer.


Esse problema não deve ser um empecilho para quem pratica musculação com o intuito de ganhar massa muscular. Como já vimos anteriormente, existem métodos de prevenir as estrias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário