Anabolizantes! Um mal presente
Antes de começar o artigo quero ressaltar que as fotos abaixo são muito agressivas.
A busca incessante pelos padrões de beleza atuais está aliada a uma desordenada e perigosa iniciativa em se usar mecanismos tortos e perigosos para se alcançar a todo custo o que “chamamos de beleza”. Os tempos mudaram!
Na década de 60 o padrão de beleza era diferente do atual, os corpos eram magros, cinturas muito finas e pouca massa muscular.O corpo musculoso dos anos 70 e 80 veio com a necessidade da mulher de se igualar ao homem no mercado de trabalho e também para defender-se da violência. Hoje, com a onda das academias o que se vê são corpos definidos, malhados e grandes. Nada fica estagnado no tempo, até a altura da população atual é diferente de alguns anos atrás. O problema atual não é se preocupar com a estética, mas colocar a estética acima da saúde.
Ora! Se a obtenção de hábitos saudáveis como uma boa alimentação e a prática de algum tipo de atividade física proporciona saúde, a consequência disso com certeza será a estética. Mas o problema maior é que a maioria das pessoas faz o inverso. A importância maior está sendo a busca pela estética, e quando não é alcançada, utilizam-se de artifícios tortos para alcançar seus objetivos.
Um dos exemplos é o uso de anabolizantes com fins de definição, emagrecimento e hipertrofia.
Está comprovado que os esteroides anabólicos comprometem os sistema hepático comprometendo o fígado, podendo levar a hepatite e falência hepática; afetam os testículos diminuindo sua função reduzindo a produção de espermatozoides e causando sua atrofia (diminuição de tamanho); ginecomastia( aumento da mama masculina); eritrocitose (aumento dos glóbulos vermelhos) hemácias; pode aumentar o risco de morte súbita por doenças cardíacas; aumentar os níveis de colesterol LDl e reduzir os níveis do HDL; pode aumentar a pressão arterial; acelera o processo da calvície; pode produzir acne grave; podem causar insuficiência renal; câncer de próstata, alteração da voz; aumento da agressividade.
Nas mulheres passam a adquirir características masculinas; voz grossa, alargamento da mandíbula, aumento do clitóris, calvície, crescimento de pelos na face e cessação da menstruação.
Nos adolescentes os anabolizantes interrompem o crescimento e aceleram a puberdade.Também muito divulgado em academias é o uso de suplementos alimentares com abuso de derivados protéicos, como por exemplo, a creatina, compostos vitamínicos, composto de aminoácidos, etc.
Podem provocar uma sobrecarga renal devido ao fato dos aminoácidos serem excretados pelos rins. Essas fotos denunciam a falta de amor a si e o culto exagerado ao corpo. É possível se alcançar resultados muito satisfatórios com uma boa dieta e musculação!!! Nosso corpo é algo sagrado, o que seríamos sem ele? É através dele que nos expressamos, que sentimos os mais belos sentimentos...Valorize o que é seu por direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário