”Hoje em dia o que mais vemos nas academias são indivíduos em busca de um corpo perfeito e ganho de força. Esses indivíduos treinam muito e muitas vezes acabam no final do mês ao fazerem uma avaliação Física vendo que todo aquele suor não obteve os resultados esperados tanto na força quanto no aumento da secção transversa do músculo. Um dos problemas do não aumento da secção transversa do músculo e da força é a mesmice dos treinamentos ou a falta de um estimulo novo para a musculatura.
Outro problema é quebrar o platô hipertrófico que pode ser ou não o máximo do potencial genético daquele indivíduo. Quando o indivíduo chega nesse platô hipertrófico ele acaba desanimando por que ele treina bastante e quase não obtém resultados, isso leva muitas vezes ao relaxo do treinamento, ao abandono, a busca de suplementos alimentares ou muitas vezes até de esteróides anabolizantes para alcançar aquele corpo definido e aquela força tão desejada”.Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd121/metodos-de-treinamento-de-forca-muscular.htm
A literatura atual conclui que o método super série é um excelente método para o ganho de hipertrofia muscular, força e resistência muscular localizada. Porem se utilizado por um período maior que um mês pode vir ocorrer perca na secção transversa dos grupos musculares devido a grande intensidade de treinamento que este método apresenta.
O método super série consiste na execução consecutiva de 2 sets de exercícios distintos e antagônicos. Exemplo abaixo:
Movimento Exercicio Musculatura
Flexão de cotovelo Rosca direta Bíceps braquial
Extensão de cotovelo Tríceps puley Tríceps braquial
As vantagens desse método são que o indivíduo utiliza um menor período de tempo para completar a sessão de treino, consegue um desenvolvimento harmônico, um maior congestionamento sanguíneo (“pump”) na musculatura e um incremento na aptidão cardiovascular e respiratória. Já a desvantagem é que não se obtém aumento significativo da força.
Variações do método:
a) Exercícios diferentes para o mesmo grupamento muscular, sem intervalo, ativando porções musculares distintas;
Exercício Porção muscular
Supino reto Porção esternal
Supino inclinado Porção clavicular
b) Pré-exaustão: exercícios diferentes para o mesmo grupamento muscular, sem intervalo,trabalhando inicialmente um exercício de isolamento e logo após um exercício básico;
1 - Voador Exercício de isolamento
2 - Supino reto Exercício básico
c) Tri-set: os exercícios podem ser dispostos de forma a estimular um único grupamento muscular, ou vários grupamentos. Visa atingir porções distintas do músculo ou grupamento muscular. A seleção dos exercícios deverá ser feita buscando um “isolamento” de cada porção.
Movimento Exercicio Porção
Flexão de braço Elevação frontal Anterior
Abdução de braço Elevação lateral Média
Extensão horizontal de braço Elevação curva Posterior
d) Super-set Múltiplo
Sequência 1 Sequência 2
Supino reto
Remada hammer
Cadeira extensora Mesa flexora
Tríceps puxador Rosca direta
Abdominal Extensão de coluna
Nenhum comentário:
Postar um comentário