Entra a primavera e as academias começam a ficar mais cheias. Lá estão as pessoas em busca de um resultado milagroso até o verão.
O que mais se houve é: projeto verão!!! Projeto carnaval!!!
E várias pessoas se perguntam, é possível?
Vamos lá! Tudo vai depender do objetivo. Emagrecer, ganhar massa muscular ou definir o corpo.
Não quero desanimar! Mas é certo que resultados satisfatórios só acontecem com anos de prática, uma dieta equilibrada e muita determinação. Vamos por partes: a dieta corresponde de 60 a 70% dos resultados. Então comece pela dieta.
É extremamente importante principalmente para quem deseja obter resultados imediatos que se consulte um nutricionista, seja para perda de peso ou ganho de massa muscular.
Vamos dar um exemplo na prática: em uma caminhada leve de trinta minutos é possível se perder de 180 a 200 kcal e para perder 1 kg (de gordura) é necessário se queimar 7700 kcal. Então se você caminhar trinta minutos 5x na semana no final de um mês vai perder em média meio quilo de gordura sem fazer uma dieta ou reeducação alimentar. Por isso é tão importante fazer uma dieta para otimizar esses resultados.
Dei o exemplo da caminhada, mas a orientação é para a realização de exercícios de força junto com o aeróbico.
Em uma seção de musculação leve o gasto calórico varia de 130 a 150 kcal. Então esse gasto calórico é mais otimizado para quem pratica o aeróbico mais a musculação. É certo que mais massa muscular no corpo resulta em uma necessidade maior de energia para o músculo, acelerando o metabolismo e em consequência, um maior gasto calórico.
Para quem deseja a definição muscular, é mais fácil se obter resultados num curto espaço de tempo. Com mais ou menos três meses já é visível algum resultado para quem pratica algum tipo de ginástica ou musculação. Lembrando que é imprescindível um trabalho adequado para objetivos específicos.
Para quem quer ganhar massa muscular o trabalho é mais intenso e mais demorado. Vale lembrar que tanto para o emagrecimento quanto para o ganho de massa e definição, vários fatores devem ser levados em consideração para se alcançar os resultados: a genética, o gasto calórico diário, o somatotipo (tipo físico), dieta, o trabalho na academia com uma boa orientação, e principalmente a determinação.
É possível ganhar até dois quilos de massa muscular por mês, mas isso vai depender dos fatores citados acima. Então não adianta querer ir pra academia três meses antes do verão e achar que vai ficar como a Viviany Araújo, que não vai.
Resumindo, se você deseja um bom resultado, pratique sua ginástica, musculação ou aeróbico, diariamente para alcançar seus objetivos. Utilize-se de uma boa dieta ou reeducação alimentar para obter um melhor resultado, e seja persistente. Essas mulheres perfeitas e homens sarados que sempre aparecem na mídia, praticam algum tipo de atividade a anos monitorados por personal trainers e nutricionistas ou endocrinologistas. Nenhum resultado é imediato e nada é fácil. Eles utilizam se de treinos intensos durante anos para chegar a tais resultados. Milagres não acontecem!